Aprenda como regular a marcha de sua bike

12 comentários:

jhoninho disse...

ou mais minha marcha ficou estralando pq?

Anônimo disse...

muito bom, parabens pelas dicas

Anônimo disse...

Olá,
Queria apenas agradecer o vídeo!
Eu não tinha a menor noção da mecânica da bike e agora entendi como o câmbio funciona, aprendi a regular meus câmbios, tanto o traseiro quanto o dianteiro.
Obrigada!
Bia

Cambraia disse...

jhoninho, vários fatores podem levar a marcha a estalar.

Observe se o estalo ocorre em qualquer combinação das marchas. Algumas combinações não são recomendadas por torcer a corrente. Evite a coroa pequena na frente com coroas pequenas atrás, e coroa maior na frente com coroas maiores atrás.

É recomendável que se use um jogo completo de câmbio. Algumas montagens de bicicletas usam marcas diferentes de peças ou linhas diferentes da mesma marca para formar o câmbio. Leves discrepâncias nas peças podem produzir ruídos e mal funcionamento.

Abraço

Anônimo disse...

gostaria de agradecer o video e muito estrutivel

Anônimo disse...

O vídeo é bem elucidativo, mas parece ser um pouco complicado para iniciantes. Gostaria de comprar uma caloi 100, que não vem com cambio shimano. Tenho lido que o cambio dela não presta, mas não entendo do assunto.
Você acha que se o cambio da caloi 100 for bem cuidado ele pode ter um desempenho similar a um superior? Pela sua experiência, ela é uma boa opção de compra?
Obrigado!

Cambraia disse...

A shimano possui uma vasta gama de cambios, desde os mais simples até os de competição. O ideal é entrar no site do fabricante pra ver como é a hierarquia e escolher o que vai te servir melhor.
Bem cuidado e com uso cauteloso qualquer cambio vai te levar e trazer de volta de qualquer passeio, e, provavelmente, durar alguns anos, porém vai deixar a desejar na velocidade e precisão das trocas, no tempo que leva pra desregular e, talvez, de fazer alguma raiva de vez em qdo.
Não sou adepto de grandes investimentos, já que não sou competidor. Gosto da filosofia do Airton Senna de que enquanto seu equipamento for inferior ao dos demais haverá um desafio verdadeiro. Se for superior vencer passa a ser obrigação.
Quanto a Caloi 100, é um modelo sem amortecedores, o que recomendaria apenas para passeios leves no parque e asfalto. Para estrada de chão e single-track os amortecedores, alem do conforto, podem te salvar!

Anônimo disse...

Olá, axo q tenho um problema, comprei minha bike sábado, e o vendedor la so arrumou os freios, e bem mal ainda, n arrumou os cambios, levei na bicicletaria e ja tava fexando, eu so conseguia usar marcha media e pesada rodando o cambio todo, fui fuçando aki em casa vendo os videos e quando a corrente desse pra menor coroa da frente, ela trava e nem anda, dei uma olhada, ela se encaixa na coroa dificilmente, pq raspa forte numa parte q tem la, nao sei o nome, tipo, tem a coroa pequena e do lado do quadro tem 1 ferro que tipo emprenssa a corrente, problema de fabrica ou.. ? agradeço desde já, obrigado.

Anônimo disse...

Olá,

Vou tentar arrumar a marcha da minha bike que está estralando.
Pergunta: Já fez isso alguma vez?
Resposta: Nunquinha?

Vamos ver o que vai dar!
Valeu pelo vídeo :D

Anônimo disse...

no cambio traseiro,a marcha só sobe ateh a dois,mostrando 1 no trocador e a 9 marcha é colocada com o numero 8 no trocador,ao mudar para a marcha nove no trocador nao muda pois ja esta na ultima,o que eu faço?

Unknown disse...

eae mosso gostei muito do video mais poderia saber se vc pode-se fazer um video de deixar a macha da bike mais mole na hora de passar

Cambraia disse...

mateus batits, pra marcha passar com mais folga tem que aliviar a pressão no pedal no momento da troca. Em outras palavras: parar de pedalar no momento da troca e só rodar o pedal de leve, no impulso.
Com o tempo fica automático e praticamente não se perde tempo fazendo isso.